Novembro Azul: iluminação especial chama atenção alerta para cuidado da saúde masculina
Novembro Azul: iluminação especial chama atenção alerta para cuidado da saúde masculina
Segunda, 11 de novembro de 2024 às 17:38
Quem passa pela avenida Menino Marcelo logo identifica a iluminação azul no prédio da JFALCrédito da foto: Secom JFAL
A fachada do edifício-sede da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) está iluminada com a cor azul desde o início de novembro e assim vai permanecer até o final do mês. A iniciativa, promovida pela Seção de Saúde da instituição, representa a adesão da JFAL à campanha Novembro Azul, voltada para a conscientização e combate ao câncer de próstata. A ação faz parte das políticas de conscientização e de bem-estar do servidor desenvolvidas na Seção Judiciária.
A iluminação na cor azul também atende a resolução 914/2024, do Conselho da Justiça Federal (CJF), que aprovou por unanimidade a adesão da Justiça Federal de 1⁰ e 2⁰ graus ao Novembro Azul e ao Outubro Rosa.
O câncer de próstata é considerado o tipo mais comum das neoplasias malignas entre os homens, com estimativa de quase 30% dos casos de morte no mundo. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença.
Novembro Azul
A campanha surgiu diante do número de casos, em 2011, com o objetivo de alertar para o problema. A ação transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina. Apesar da gravidade, a doença normalmente tem instalação e desenvolvimento lento.
Nas fases iniciais o paciente não apresenta sintomas relacionados ao câncer de próstata. Porém, com a evolução da patologia, o tumor cresce e pode ocasionar sangramentos, obstrução do jato urinário e dor na pelve. Em fases mais avançadas, as células malignas podem espalhar-se pelo corpo, causando lesões nos ossos, pulmões e outros órgãos.
Secom JFAL