Antônio Presidio
Nascido na cidade de Ubaíra, interior da Bahia. Filho de baianos ubairenses. Pai de Rodrigo, Daniel e Joana. Casado com Maria (Kinha), como é chamada.
Formado em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública em 1982. Exerceu a Pediatra durante 10 anos, trabalhando em vários hospitais e em consultório particular. Fundou a Clínica HARA (Centro da Vida), implantando um sistema preventivo de atendimento. Em 1993 dedicou-se exclusivamente à Psicoterapia clínica.
Por praticar sempre atividade física, passou a desenvolver estudos na área da Psicologia do Esporte e começou a aplicar seus ensinamentos com atletas em 1997.
Fez formação em Análise Transacional e Bioenergética. Atende em consultório particular e coordena grupos de vivências como facilitador.
No Projeto Semente, também atende pacientes em consultas individuais, coordenação de grupos e desenvolve um trabalho junto à comunidade local.
Ao lado de Maria de Lourdes Nascimento, idealizou e fundou o Caminho da Paz, em novembro de 2003. Caminho de 165 km de extensão, cortando todo o Vale do Jiquiriçá. Proporcionando ao peregrino a oportunidade de uma grande reflexão.
É atleta maratonista e autor do livro Travessia.
Livro TRAVESSIA, publicado em 2003
O Livro Travessia retrata a experiência de Antonio Presidio, vivendo a vida de um atleta de maratonas aquáticas, na preparação para a maior travessia em mar aberto do país, a travessia Mar Grande / Salvador ( 12 km. ). Viveu o dia/dia de um atleta, sem abandonar suas funções. Estudou todo o comportamento físico e psico-emocional, vivendo na própria pele cada experiência. Coragem, disciplina, determinação, superação, medos, sabotagens, ousadia... Foram 341 dias de treinamentos, e o que parecia apenas um estudo para o esporte, se transformou em uma verdadeira lição de ricos aprendizados. O nascimento é uma Travessia. A adolescência é uma Travessia, assim como estudar para um concurso, viver o luto de uma separação, a perda... etc. Enfim, a conclusão de que " A vida é uma grande Travessia”.