Ferramenta desenvolvida pela residência universitária recebe Selo Inovador do Conselho Nacional de Justiça
Ferramenta desenvolvida pela residência universitária recebe Selo Inovador do Conselho Nacional de Justiça
Quarta, 30 de outubro de 2024 às 16:44
Equipe envolvida nos produtos da residência envolve servidores e servidoras, estudantes, estagiários e estagiárias da JFALCrédito da foto: Cortesia
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concedeu ao SEI!+ o Selo Inovador no 1º Prêmio de Inovação do Poder Judiciário. A ferramenta, desenvolvida pela Secretaria Administrativa da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) em convênio com o Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (Easy) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tem como finalidade otimizar o fluxo de trabalho e gestão dos processos administrativos do SEI (Sistema Eletrônico de Informações). O reconhecimento foi concedido na quarta-feira da semana que passou, dia 23.
O aplicativo possui três funções básicas, sendo o mapeamento dos processos; a elaboração do fluxo do processo mapeado; e o monitoramento da evolução dos processos de acordo com as quantidades de trâmites e prazos ideais. O diferencial do SEI!+ é o trabalho através de interfaces de programação de aplicações, as chamadas APIs, mecanismos que possibilitam a comunicação entre os dois sistemas, não sendo necessário o acesso direto aos programas e bancos de dados do sistema convencional.
Selo concedido pelo CNJ é o reconhecimento da qualidade dos produtos desenvolvidos pela residência universitária e que estão sendo utilizadas até por outras Seções JudiciáriasCrédito da foto: Cortesia
Além disso, o produto oferece maior flexibilidade para os usuários ao possibilitar a visualização gráfica de processos parados, o controle aprimorado de processos, a validação de tramitação entre setores e a garantia da efetividade do controle processual com a confirmação de conclusão de marcos, funcionando como um registro das etapas processuais. O diretor do Núcleo Financeiro e Patrimonial (NFP) da Justiça Federal em Alagoas, Jorge Luiz de Melo Torres, coordenador do projeto por parte da JFAL, resume bem o que representa o funcionamento da ferramenta. “Uma das principais contribuições do SEI!+ é fazer com que o usuário, que é o servidor, entenda o fluxo dos processos de forma pedagógica, a fim de evitar o retrabalho decorrente da tramitação incorreta dos mesmos. O resultado será o aumento da produtividade e redução do tempo da prestação do serviço”, esclarece Torres.
O SEI!+ se destaca como uma solução inovadora e eficaz para a gestão de processos eletrônicos, com a oferta de persos benefícios para a administração pública. Para além da contribuição na otimização do fluxo de trabalho, a plataforma proporciona a minimização de erros, aumento da produtividade e a melhoria da qualidade dos serviços prestados, requisitos essenciais para a modernização da gestão pública e o alcance de melhores resultados.
Secom JFAL