Sexta-feira
14 de Março de 2025 - 
ADVOCACIA HOLISTICA - DIREITO HOLISTICO
CONFIANÇA E CREDIBILIDADE FAZ A DIFERENÇA
ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA - TRABALHISTA - CÍVEL - SERVIDOR PUBLICO
APOSENTADORIAS - REVISÕES - PENSÕES

CONTROLE DE PROCESSOS

Caro Cliente, cadastre seu e-mail, e acompanhe seu processo. DJALMA LEANDRO

Webmail

Clique no botão abaixo para ser direcionado para nosso ambiente de webmail.

NOTICIAS

Newsletter

Favor cadastrar-se informando seu e-mail, para contatos, sugestões e criticas.

PREVISÃO DO TEMPO

Segunda-feira - Serra Ta...

Máx
34ºC
Min
23ºC
Parcialmente Nublado

Segunda-feira - Curitiba...

Máx
32ºC
Min
20ºC
Chuva

Segunda-feira - Barra do...

Máx
31ºC
Min
24ºC
Chuva

Segunda-feira - Recife, ...

Máx
30ºC
Min
26ºC
Parcialmente Nublado

Segunda-feira - Itapema,...

Máx
32ºC
Min
22ºC
Parcialmente Nublado

Segunda-feira - Boa Vist...

Máx
35ºC
Min
25ºC
Parcialmente Nublado

Segunda-feira - Salgueir...

Máx
35ºC
Min
24ºC
Parcialmente Nublado

Segunda-feira - Aracaju,...

Máx
30ºC
Min
25ºC
Parcialmente Nublado

Segunda-feira - Abaré, ...

Máx
36ºC
Min
25ºC
Chuva

Segunda-feira - Manaus, ...

Máx
30ºC
Min
23ºC
Chuva

Segunda-feira - Blumenau...

Máx
36ºC
Min
21ºC
Chuva

Segunda-feira - Rio de J...

Máx
32ºC
Min
24ºC
Chuva

Segunda-feira - Salvador...

Máx
32ºC
Min
25ºC
Parcialmente Nublado

COTAÇÃO DA BOLSA DE VALORES

Bovespa 0,92% . . . .
Dow Jone ... % . . . .
Espanha 0% . . . .
França 0,43% . . . .
Japão 1,86% . . . .
NASDAQ 0,02% . . . .

COTAÇÃO MONETÁRIA

Moeda Compra Venda
DOLAR 4,85 4,85
EURO 5,32 5,32
IENE 0,03 0,03
LIBRA ES ... 6,19 6,20
PESO (CHI) 0,01 0,01
PESO (COL) 0,00 0,00
PESO (URU) 0,12 0,12
SOL NOVO 1,31 1,31

ENDEREÇOS

DJALMA LEANDRO SOCIEDADE ADVOCACIA

RUA FREDERICO SIMÕES 85 EDF. SIMONSEN SALA 509
CAMINHO DAS ARVORES
CEP: 41820-774
SALVADOR / BA
+55 (71) 32432992

RIO DE JANEIRO/RJ

Rua Silva Cardoso 521 Torre A sala 521
Bangu
CEP: 21810-031
Rio de Janeiro / RJ

PUBLICAÇÕES


Porque nos sabotamos? - 17/02/2013

  Por que nos sabotamos? por Roberto Dantas - robertodantas@folha.com.br

Muitas vezes a pessoa não consegue ir bem em nada na vida, tudo dá errado pra ela, só pra ela. Ela não percebe mas vê o mundo sempre e somente pelo lado negativo.

Este distúrbio de personalidade, apesar de muito comum, não é oficialmente reconhecido pois não é um distúrbio puro, ou seja, está sempre associado a vários outros distúrbios, o que dificulta sua catalogação. Quase sempre a Conduta de Auto-sabotagem está associada à ansiedade ou à inferioridade, mas nem sempre é assim, pois ela pode se manifestar em várias síndromes.

Na Conduta de Fracasso ou Auto-Sabotagem, o indivíduo sempre opta pelo lado negativo das situações, mas não o faz conscientemente, pois na verdade ele vê o mundo assim mesmo e não enxerga o lado bom das coisas. Ele se acha devedor e sempre deve ser rejeitado pelos outros segundo sua visão de mundo. Muitas vezes o indivíduo acaba por provocar ressentimentos e cólera dos outros que convivem com ele, fazendo com que estes o tratem de forma negativa. Inconscientemente o indivíduo com Conduta de Fracasso sente alguma premiação, ou seja, recompensa psíquica quando os outros o tratam assim.

Um exemplo: um sujeito não cumpre os compromissos que assume com familiares. Isso faz com que os familiares briguem e o desvalorizem e assim o ciclo se fecha e ele está satisfeito psiquicamente, mesmo que se sinta desvalorizado e depressivo por isso.

Muitas vezes uma pessoa entra nessa Conduta por sentimentos de culpa, agindo assim para "pagar" por alguma coisa que não deveria ter feito a outra e, se auto-culpando, acredita-se não digna de ter sucesso na vida; muitas vezes ocupa cargos abaixo de suas qualificações por não se sentir apto.

Existe também o comportamento da pessoa que estuda, estuda e nunca se acha pronto para exercer uma função. Ligada muitas vezes à timidez ou à insegurança, busca, na verdade, evitar a possibilidade de frustração, mas na prática acaba se frustrando. No mesmo exemplo pode ser também que a pessoa se sinta, no seu inconsciente, superior aos outros e evite a exposição pois esta levaria à possibilidade de provar que ela não é tão superior assim.

Muitos distúrbios de personalidade podem aparecer associados à Conduta de Fracasso como, por exemplo, as personalidades dependentes que numa perspectiva de promoção no trabalho podem sabotar-se por medo de arcar com responsbilidades. As passivo-agressivas podem atuar fracassadamente para punirem um chefe que contava com elas e que elas odeiam. A personalidade bord line ou limítrofe pode sabotar-se por uma súbita dúvida sobre seus desejos e uma brutal mudança de humor. A personalidade evitante pode pôr tudo a perder por simples medo de que se exponha mais às pessoas ou às responsabilidades no novo cargo.

Outro exemplo brutal é o caso de mulheres que apanham do marido e por uma dependência associada, não conseguem abandoná-lo. Ou essas mesmas mulheres que se tornam inválidas por estresse ansioso-traumático inerente à tal situação e que as torna passivas sem tomar uma iniciativa.

O tratamento de tal distúrbio deve ser acompanhado por um profissional psicanalista, pois trata-se de conflitos emocionais e psíquicos inconscientes que geram tais comportamentos e, não raro, estão associados a estados mazoquistas. Outra característica que exige um tratamento de fundo psicanalítico é o de Conduta de Auto-Sabotagem estar associada a um componente auto-imune chamado de componente auto-resistente, tornando o caso difícil e impossível de ser tratado com qualquer outra técnica que vá pelo consciente.

Discute-se muito sobre a denominação correta, se seria Conduta de Fracasso ou Comportamento de Fracasso, mas acredito que a denominação popular "Auto-Sabotagem" já descreve bem a situação.

Se você tem tais sintomas, reconhece-se nestas situações ou convive com alguém assim, procure um especialista para iniciar um processo terapêutico, pois o sofrimento psíquico que o indivíduo vive na conduta de fracasso é "des-humano", mas tem cura.

Roberto Dantas é psicanalista clínico, psicoterapeuta e terapeuta em regressão
contatos com o autor : fones: 11-4107.9765 celular : 7459.7167
email: roberto@mx8.com.br site : www.psicanalistaroberto.clic3.net

Autor: Roberto Dantas
© 2025 Todos os direitos reservados - Certificado e desenvolvido pelo PROMAD - Programa Nacional de Modernização da Advocacia
VISITAS NO SITE:  9703534