ETICA E MORAL
Autor: DJALMA LEANDRO
Data: 15/08/2012
Resumo:
ÉTICA E MORAL
“O homem, quando virtuoso, é o mais excelente dos animais, mas, separado da lei e da justiça, é o pior de todos”. Aristóteles.
ÉTICA
Alguns filósofos definem a moral com a “ciência dos costumes” (Durkheim, Levy Bruhl). Esta definição é incompleta, uma vez que a moral não se limita apenas a conhecer ou descrever os costumes, visando antes a defini-los e orientá-los de acordo com os princípios da ética.
A palavra ética, etimologicamente origina-se do grego “ethos”, que significa costumes ; a palavra moral provém do latim “mores”, que também significa costumes. A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano. Em geral, ciência da conduta.
Ética ou moral é o estudo da ação humana enquanto livre e pessoal. Sua finalidade é traçar normas à vontade na sua inclinação para o bem, sendo que a ética está intimamente ligada a vida, pois ambas não podem ser definidas por completo, são inexplicáveis. A ética está presente no dia-a-dia das pessoas, desde os atos, ações mais simples a problemas complexos da sociedade. Logo podemos notar que cada indivíduo possui a sua definição ou noção sobre ética a depender da sua formação, informação adquirida e vivência no meio social.
O primeiro homem que se questionou e tentou conceituar a Ética foi o Grande Pensador Sócrates que andava pelas Polis Gregas em busca de alguma resposta através de indagações aos cidadãos. Porém, chegou a conclusão que só se repetia aquilo que era imposto desde a fase de infância, ou seja, estavam acostumados a não pensar e apenas a repetir aqueles conceitos antigos de bom comportamento.
A Deontologia é considerada como sendo um ramo do conhecimento filosófico que estuda os princípios, fundamentos e sistemas de moral ou, em outras palavras que procura estabelecer um tratado dos deveres a serem cumpridos pelo homem no seu relacionamento profissional e social.
SENSO MORAL E CONSCIÊNCIA MORAL
O senso moral e a consciência moral dizem respeito a valores, sentimentos intenções, decisões e ações referidas ao bem e ao mal e ao desejo de felicidade. Dizem respeito às relações que mantemos com os outros e, portanto, nascem e existem como parte de nossa vida intersubjetiva. O senso moral todos possuem e sentem, alguns agem e outros não, é um sentimento de responsabilidade, que nasce desde a infância com a educação de cada lar em comum acordo com a cultura. E a consciência moral é a nossa consciência que em certas situações dramáticas nos exige uma escolha, uma decisão, uma justificação, ou até assumir consequências que fomos responsáveis.
O senso moral e a consciência moral são inseparáveis da vida cultural, uma vez que esta define para seus membros os valores positivos e negativos que devem respeitar ou detestar. Sendo assim podemos chegar a conclusão de que uma caminha lado a lado com a outra e ainda podemos dizer que uma depende da outra para se manter sempre real. DJALMA LEANDRO-AGOSTO/2012.